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Lojas físicas prejudicam o e-commerce?
10 de nov. de 2024
Quando surgiu o e-comerce as pessoas começaram a ter certa resistência sobre essa alternativa, pensando que poderia prejudicar lojas físicas. Pensando nisso, será que o contrário pode ocorrer, de que lojas físicas prejudicam o e-commerce?
Esse tipo de impasse não precisa existir e você vai compreender ao longo deste artigo, afinal, as duas alternativas podem gerar resultados em vendas para sua empresa. Portanto, não se trata de escolher uma delas, mas de entender a importância que cada alternativa tem e as diferenças entre as duas práticas, online e física, das lojas.
Porque da mesma forma que possuem um desempenho diferente, esses canais de venda precisam de atenção diferenciada da sua parte. Investimento em ações específicas, para que gerem os resultados que você deseja e vendam bastante.
O e-commerce não é um inimigo para a loja física, nem o contrário. Veja!
O e-commerce se apresenta como mais um canal de venda
Primeiramente, vamos deixar bem claro que vender em loja física e em loja online é uma alternativa para complementar o trabalho da sua empresa. Não é para elencar o melhor. Isso mostra para o consumidor que ele possui mais de um canal disponível para a compra, o qual pode escolher, o cliente também ganha com isso.
Portanto, os dois se complementam com suas diferenças, não atrapalham um ao outro. Muitos consumidores podem fazer pesquisas online primeiro para depois decidir ir a uma loja física, seja por conta de ver o produto pessoalmente ou mesmo em busca de descontos ou outras questões que ele só encontra na loja física.
Por outro lado, a loja física não prejudica seu e-commerce, porque outros clientes preferem comprar o máximo que podem online. Muitos hoje já estão acostumados, na correria da rotina, a resolver muitos problemas por meio da internet, então preferem plataformas de lojas virtuais.
As lojas físicas não prejudicam o e-commerce, já que ele abre mais portas para sua empresa
Vamos partir da premissa de que você possui uma loja física em um local interessante, um ponto onde há bastante movimentação. Até então não há problemas de faturamento na empresa, porém, quer investir em uma plataforma online para vender produtos. Ótima ideia!
Assim, monta toda a logística necessária e estrutura online para que seu e-commerce funcione com muita qualidade. Os resultados da sua loja física certamente não comprometem a plataforma criada e vice-versa. Fica fácil de entender simplesmente pensando sobre a mudança de público no âmbito geográfico.
Isso quer dizer que seu público aumentará, porque pessoas de todo o Brasil podem comprar seus produtos. O que não afeta aqueles clientes existentes na loja, mas abre o leque para mais oportunidades de vendas, uma vez que a compra online permite tal feito.
Além disso, o atendimento da loja online é extenso, afinal, ela está disponível 24 horas. Sendo uma alternativa para os clientes que preferem seus produtos e serviços mas não possuem o tempo de comparecer pessoalmente na sua loja.
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Saiba investir nessas diferentes alternativas para vender mais
O importante ao compreender que as duas alternativas são canais de vendas é investir, de fato, para que os dois funcionem de maneira correta. Assim, é preciso investir em ambos, porque da mesma forma que sua loja precisa de infraestrutura para atender os clientes, o seu site também.
Então, várias questões entram aqui para que o site seja interessante na experiência do cliente, além disso, a infraestrutura para que seja possível atender a essa demanda de vendas, que é mais específica. Afinal, produtos atrasados ou mal embalados podem acabar com sua reputação.
Como bombar seu e-commerce
Invista em uma plataforma que seja responsiva, ou seja, com carregamento rápido das páginas, botões facilmente identificados, uma infraestrutura que atenda ao cliente com praticidade e eficiência, a começar pelo primeiro clique até o acompanhamento do pedido.
Utilize do marketing de conteúdo para aumentar o tráfego em suas redes sociais, blog e site, aumentando como consequência as vendas na sua loja online.
Estude seu público para que as ações de divulgação e promoção da loja sejam compatíveis com os interesses dele, como localidade, idade etc.
Faça programas com cupons para a primeira compra, além de descontos conforme pontos acumulados ou frente grátis para chamar mais público.
Tenha disponíveis várias opções de pagamento, como boleto, cartão de crédito, além das alternativas de pagamentos digitais.
Alternativas para aumentar as vendas da sua loja
Arrume a disposição dos produtos para chamar mais atenção para aqueles que vendem menos, ou ainda, deixe o caminho até o mais vendido com produtos próximos.
Se a sua loja for de maior porte, invista em uma equipe treinada para tirar as dúvidas dos clientes sobre os produtos e para tratar a todos de maneira satisfatória.
Deixe produtos interessantes próximos ao caixa, àqueles que representam necessidades, por exemplo, para que os clientes peguem durante o momento de esperar sua vez.
Decore a loja de acordo com a identidade visual, da proposta que o ambiente possui, torne sofisticado ou divertido, a depender daquilo que deseja e tenha a ver com o negócio.
Tenha uma comunicação com os clientes no pós-venda, a fim de manter todos fidelizados, entrando em contato para contar novidades, por exemplo, assim se sentem valorizados e priorizam seus serviços.
Agora ficou claro que lojas físicas não prejudicam e-commerce. Vimos que os dois se completam e podem te ajudar a criar novas possibilidades com sua loja. Principalmente porque muitos clientes podem não ser aqueles que estão presentes na loja física.
Você consegue um trabalho mais completo, criando novos canais de atendimento, sem contar que o e-commerce abrange 24 horas de atendimento, você vende constantemente. Assim, temos vantagens diversificadas em cada alternativa apresentada para sua loja vender mais.
Depois de saber disso tudo só não pode esquecer que cada canal desse precisa de atenção de maneira diversificada também. Precisa investir em seu site, ter uma plataforma com infraestrutura para que seu público consiga comprar tendo uma boa experiência.
Também deve investir na sua loja física, com estratégias que chamem a atenção dos clientes, com uma estrutura que cause boa impressão. Aproveite o melhor que esses dois mundos podem oferecer e venda o máximo que puder.