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5 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce

10 de out. de 2024

Diversos empreendedores encontram dificuldades na hora de promover sua marca no e-commerce. 

Isso ocorre devido a falta de estratégias de marketing e planejamento interno da equipe. Assim, vale pensar em ações concretas e também em manter a equipe empenhada para vender no seu e-commerce.

No entanto, conhecer algumas práticas para aumentar a taxa de conversão, pode ser a solução que faltava para alcançar melhores resultados na sua loja virtual.

Quer saber como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce? 

Acompanhe esse artigo até o final.

Vamos lá!

Por que a taxa de conversão é tão importante

A importância da taxa de conversão está ligada com um bom desempenho de gestão. 

As ações de marketing podem ter resultados mensurados.

Investir em novas estratégias de otimização, faz com que a equipe tenha as métricas necessárias para entender os leads e as oportunidades que irão surgir. 

Medir a taxa de conversão durante as jornadas de compras, é uma maneira de acompanhar os clientes e todo o processo realizado na sua loja. 

É possível identificar erros e verificar oportunidades que possam estar passando despercebidas.

Como calcular a taxa de conversão

 Calcular a taxa de conversão não é uma tarefa complicada. 


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Basta realizar a divisão do número de conversão pelo número de visitas ou dos contatos totais. 

Sendo assim a fórmula é:

(Conversões no período/ total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)

Não se esqueça, os dados que forem analisados, precisam ser do mesmo período de tempo.

Taxa de conversão ideal

Antes de saber qual a taxa ideal para promover a automação de vendas, será preciso entender quais os objetivos do seu negócio.

Além de conhecer qual é a taxa por segmento em relação aos concorrentes dentro do seu nicho de atuação.

Essa métrica precisa ser analisada constantemente, ou seja, se a sua taxa de conversão está em 40% e a de leads em 5%, significa que 95% dos seus leads não estão sendo convertidos. 

Com o tempo e muita análise, será possível estabelecer um padrão para o seu negócio. 

5 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce

A expansão do e-commerce no Brasil e no mundo segue a todo vapor. 

Diversos nichos estão se beneficiando com o empreendimento virtual, o que está ampliando o número de e-commerce, deixando a concorrência consideravelmente mais disputada.

Contudo, quem deseja continuar com bons lucros nesse setor, precisa se aprimorar cada vez mais, assim potencializando os processos e concluindo vendas. 

Para concluir vendas também pode adotar táticas como as de vendas cronometradas. 


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E para te ajudar e complementar ideias, preparamos cinco dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. 

 

Confira!

#1 Use as imagens dos produtos

As imagens reais dos produtos fazem total diferença para aumentar o desejo de compra e passar confiança para os clientes.

Mostre uma quantidade suficiente para que o produto seja visualizado por inteiro. 

Dê opções de zoom, visão 360º ou tire fotos em vários ângulos, com boa iluminação e máxima qualidade.

 

#2 Vídeos educativos

Além das fotos, os vídeos podem fazer aqueles clientes mais desconfiados mudarem de ideia, enxergarem o item com mais nitidez e assim finalizarem a compra. 

Aposte em vídeos curtos.

Vídeos educativos são uma boa para prender a atenção dos seus consumidores. use e abuse da simplicidade, claro, sem perder qualidade.

Os vídeos educativos podem ser complementados com as divulgações de influenciadores. 

E pensando em todo o processo e otimização, pode resultar em uso efetivo de influenciadores digitais para alavancar suas vendas.

 

#3 Apresentar avaliações de outras compras

Alguns clientes só compram se o produto ou serviço apresentar boas avaliações. Isso se torna ainda mais importante para marcas que não são tão conhecidas.

Promova o Customer Centric, uma estratégia que mantém seu cliente no centro, como foco de todas as decisões da empresa. 

Por esse motivo, apresente todas as  avaliações positivas e negativas, passando segurança e transparência para os interessados. Isso certamente ajuda no aumento de conversão.

 

#4 Site otimizado para mobile

Uma coisa é certa, aparelhos mobile fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas. 

É comum utilizar tablet ou smartphone para pesquisar e até mesmo comprar algo.

Tenha um site otimizado para ser acessado e bem visto em todos os aparelhos, projete seu e-commerce para atuar sempre com mobilidade.

#5 Selos de segurança

Os selos são importantes para deixar os clientes seguros de que a loja é segura e ele não terá seus dados divulgados. 

Deixe-os à mostra em locais estratégicos, como carrinho de compras e páginas que fazem parte de todo o check-out. 

Essas foram algumas das melhores dicas para quem quer aumentar a taxa de conversão no e-commerce.

Ademais, lembre-se sempre de definir bem as suas políticas de privacidade, deixando contatos visíveis em todas as páginas, e sempre que possível, realize parcerias com marcas da mesma atividade.

Para ficar por dentro desses e outros assuntos sobre e-commerce, aproveite e conheça o Livexa

  

Autora: Paula Moraes

Jornalista, estudante de Marketing Digital e entusiasta das técnicas de SEO. Atuo como redatora freelancer para me desenvolver na área de marketing de conteúdo.

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