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5 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce
10 de out. de 2024
Diversos empreendedores encontram dificuldades na hora de promover sua marca no e-commerce.
Isso ocorre devido a falta de estratégias de marketing e planejamento interno da equipe. Assim, vale pensar em ações concretas e também em manter a equipe empenhada para vender no seu e-commerce.
No entanto, conhecer algumas práticas para aumentar a taxa de conversão, pode ser a solução que faltava para alcançar melhores resultados na sua loja virtual.
Quer saber como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce?
Acompanhe esse artigo até o final.
Vamos lá!
Por que a taxa de conversão é tão importante
A importância da taxa de conversão está ligada com um bom desempenho de gestão.
As ações de marketing podem ter resultados mensurados.
Investir em novas estratégias de otimização, faz com que a equipe tenha as métricas necessárias para entender os leads e as oportunidades que irão surgir.
Medir a taxa de conversão durante as jornadas de compras, é uma maneira de acompanhar os clientes e todo o processo realizado na sua loja.
É possível identificar erros e verificar oportunidades que possam estar passando despercebidas.
Como calcular a taxa de conversão
Calcular a taxa de conversão não é uma tarefa complicada.
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Basta realizar a divisão do número de conversão pelo número de visitas ou dos contatos totais.
Sendo assim a fórmula é:
(Conversões no período/ total de contatos) * 100 = taxa de conversão (%)
Não se esqueça, os dados que forem analisados, precisam ser do mesmo período de tempo.
Taxa de conversão ideal
Antes de saber qual a taxa ideal para promover a automação de vendas, será preciso entender quais os objetivos do seu negócio.
Além de conhecer qual é a taxa por segmento em relação aos concorrentes dentro do seu nicho de atuação.
Essa métrica precisa ser analisada constantemente, ou seja, se a sua taxa de conversão está em 40% e a de leads em 5%, significa que 95% dos seus leads não estão sendo convertidos.
Com o tempo e muita análise, será possível estabelecer um padrão para o seu negócio.
5 dicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce
A expansão do e-commerce no Brasil e no mundo segue a todo vapor.
Diversos nichos estão se beneficiando com o empreendimento virtual, o que está ampliando o número de e-commerce, deixando a concorrência consideravelmente mais disputada.
Contudo, quem deseja continuar com bons lucros nesse setor, precisa se aprimorar cada vez mais, assim potencializando os processos e concluindo vendas.
Para concluir vendas também pode adotar táticas como as de vendas cronometradas.
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E para te ajudar e complementar ideias, preparamos cinco dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.
Confira!
#1 Use as imagens dos produtos
As imagens reais dos produtos fazem total diferença para aumentar o desejo de compra e passar confiança para os clientes.
Mostre uma quantidade suficiente para que o produto seja visualizado por inteiro.
Dê opções de zoom, visão 360º ou tire fotos em vários ângulos, com boa iluminação e máxima qualidade.
#2 Vídeos educativos
Além das fotos, os vídeos podem fazer aqueles clientes mais desconfiados mudarem de ideia, enxergarem o item com mais nitidez e assim finalizarem a compra.
Aposte em vídeos curtos.
Vídeos educativos são uma boa para prender a atenção dos seus consumidores. use e abuse da simplicidade, claro, sem perder qualidade.
Os vídeos educativos podem ser complementados com as divulgações de influenciadores.
E pensando em todo o processo e otimização, pode resultar em uso efetivo de influenciadores digitais para alavancar suas vendas.
#3 Apresentar avaliações de outras compras
Alguns clientes só compram se o produto ou serviço apresentar boas avaliações. Isso se torna ainda mais importante para marcas que não são tão conhecidas.
Promova o Customer Centric, uma estratégia que mantém seu cliente no centro, como foco de todas as decisões da empresa.
Por esse motivo, apresente todas as avaliações positivas e negativas, passando segurança e transparência para os interessados. Isso certamente ajuda no aumento de conversão.
#4 Site otimizado para mobile
Uma coisa é certa, aparelhos mobile fazem parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas.
É comum utilizar tablet ou smartphone para pesquisar e até mesmo comprar algo.
Tenha um site otimizado para ser acessado e bem visto em todos os aparelhos, projete seu e-commerce para atuar sempre com mobilidade.
#5 Selos de segurança
Os selos são importantes para deixar os clientes seguros de que a loja é segura e ele não terá seus dados divulgados.
Deixe-os à mostra em locais estratégicos, como carrinho de compras e páginas que fazem parte de todo o check-out.
Essas foram algumas das melhores dicas para quem quer aumentar a taxa de conversão no e-commerce.
Ademais, lembre-se sempre de definir bem as suas políticas de privacidade, deixando contatos visíveis em todas as páginas, e sempre que possível, realize parcerias com marcas da mesma atividade.
Para ficar por dentro desses e outros assuntos sobre e-commerce, aproveite e conheça o Livexa
Autora: Paula Moraes
Jornalista, estudante de Marketing Digital e entusiasta das técnicas de SEO. Atuo como redatora freelancer para me desenvolver na área de marketing de conteúdo.