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5 maneiras de fazer o cliente comprar mais no seu e-commerce

10 de ago. de 2024

Para fazer o cliente valorizar a sua marca e comprar mais no seu e-commerce é preciso investir em estratégias que deixem sua empresa na frente. Afinal, são muitas as lojas online e você precisa entender quais pontos são cruciais para que o usuário decida sobre a compra ou abandone o carrinho.

Assim, é importante entender alguns detalhes que fazem toda a diferença para que sua plataforma encha os olhos dos usuários e os impulsione a terminar a compra. Fazendo com que eles retornem a comprar e se transformem em clientes fixos.

Sendo assim, veja as 5 maneiras de fazer o cliente comprar mais no seu e-commerce que preparamos! 


1) Invista no Marketing Digital para o e-commerce

O Marketing Digital é fundamental para quem trabalha online, é uma forma de investir na captação de novos clientes e manutenção daqueles que já consomem o seu produto.

Em tese, trata-se de um investimento em conteúdos, anúncios, entre outras interações online com os usuários.

Dessa forma, as redes sociais para a loja, por exemplo, mostrando novidades e apresentando dicas relacionadas ao assunto é uma boa jogada. Além disso, um blog cheio de estratégias para direcionar o usuário para o site de compra, com as técnicas de SEO, é essencial para trazer resultados.

Por fim, o site também precisa trazer as técnicas de SEO.

Estas são palavras que ajudam a colocar o seu e-commerce na primeira página dos buscadores. Por exemplo, se você vende artigos para bebês, as palavras desse universo devem estar bem posicionadas no texto do site para ranqueamento no Google.

Para exemplificar, quando alguém pesquisa "roupas para bebês" consegue encontrá-lo de maneira orgânica, ou seja, naturalmente. Por isso, é um investimento que vale a pena, porque traz visibilidade à sua marca.

2) Apresente avaliações e informações sobre os produtos

A segunda das nossas 5 maneiras de fazer o cliente comprar mais no seu e-commerce, é que você apresente prova social em seu site.

Parte da tomada de decisão do cliente, é analisar as informações sobre os produtos. Bem como ler comentários de avaliações. Esse tipo de prática é comum hoje, visto que muitas compras são feitas online, sendo uma alternativa para "estudar" o produto.

Por isso, é muito importante que seu site tenha espaço para avaliação e comentários de quem já fez a compra. O potencial consumidor pode se ater a essas opiniões para decidir sobre sua compra. Também forneça uma boa descrição dos produtos, com dados, dimensões, cor, peso e etc.

Isso porque, na hora de comprar o mesmo produto em outros sites, o cliente vai priorizar aquele que tiver certeza sobre as informações que estarão na descrição. Em outras palavras, você sai na frente da sua concorrência quando traz mais conteúdo sobre o produto para os usuários.

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3) Capriche na experiência do usuário

A Interface do Usuário e a Experiência do Usuário são representados pelas siglas inglesas UI e UX. São questões importantes quando falamos sobre sites, principalmente aqueles que se destinam às compras, porque ajudam a proporcionar uma boa experiência para o seu cliente em cada etapa do processo de compra.

Assim, uma boa UI diz respeito a um site bem desenhado, no qual os pontos clicáveis visíveis, com facilidade para que o usuário consiga interagir com cada detalhe. Já a UX tem relação com o que o usuário experimenta ao interagir com seu site, por exemplo, se o carregamento das páginas é lento ou rápido.

São detalhes que parecem simples, mas podem determinar se o potencial cliente vai finalizar a compra ou não. Afinal, se ele não entende como funciona a sua plataforma de compra, ou ainda, fica estressado porque o site não carrega as páginas corretamente, pode acabar desistindo de consumir.

4) Faça ações promocionais

Pensando novamente na quantidade de sites que temos hoje para compras, você precisa saber como se destacar dos demais. Uma alternativa é  investir em ações promocionais para satisfazer as necessidades do cliente.

Algumas vantagens como cupons, descontos e outros benefícios relacionados às compras podem ser excelentes cartadas para conquistar o consumidor.

Um ótimo exemplo disso é o cupom de boas-vindas, que costuma ser dado na primeira compra, isso pode ser o fator crucial na decisão do cliente. O frete grátis é outro ponto importante usado pelos usuários para escolher o local onde fará suas compras.

Não podemos esquecer dos programas de fidelidade, como os sistemas de pontos, que podem ser acumulados a cada nova compra e oferecer um desconto ou outro benefício após uma quantidade específica. Vale lembrar que para oferecer quaisquer um desses benefícios você precisa de planejamento financeiro, a fim de investir em mais vendas sem ter problemas no orçamento.


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5) Promova facilidade no pagamento

Supondo que seu cliente em potencial já colocou tudo que queria no carrinho, amou o cupom de desconto e já leu as avaliações. Porém, ele chega ao fim do carrinho de compras e não encontra a opção de pagamento que ele desejada desde o início.

Esse é outro problema que pode fazê-lo desistir da compra, o resultado é um apanhado de carrinhos cheios e abandonados no final do processo de compra. Daí a necessidade de oferecer uma estabilidade nos meios de pagamento como cartão de crédito e boleto, além de alternativas digitais.

Uma alternativa de pagamento mais simples colabora para ligar o usuário à compra finalizada. Além disso, o perigo não é apenas de abandonar o carrinho, como também do consumidor não retornar à sua loja.

Dessa forma, pense comigo, você deixará o cliente a mercê da concorrência.

 

Conclusão: 5 maneiras de fazer o cliente comprar mais no seu e-commerce 

Essas dicas são fundamentais para turbinar seu e-commerce e fazer com que as vendas sejam bem sucedidas, trazendo resultados expressivos e que estejam de acordo com seu investimento. A sua plataforma precisa agradar o usuário, pois quando falamos em vendas online, não basta oferecer bons produtos.

É preciso criar uma plataforma que seja repleta de informações, bem estruturada, além de oferecer ao usuário benefícios, entre outros pontos que te colocam na frente da concorrência. Então, essas dicas são o ponto de partida para solucionar os motivos que a sua loja não atingiu os resultados esperados.

Use as informações deste artigo para avaliar seu site e investir ainda mais em itens que ajudem a trazer mais resultados. E se quiser receber mais informações sobre o assunto é só se cadastrar para receber conteúdos exclusivos!


Autora: Bianca Araújo, Copywriter

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