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O que fazer quando o cliente está com score baixo?

10 de jul. de 2024

O principal objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Entretanto, para que consigamos atingir esse objetivo de maneira eficiente, é necessário investirmos nos possíveis compradores e nos nossos clientes atuais, a fim de cativá-los continuamente, mesmo que possa existir um índice de probabilidade de pagamento baixo.

Quando falamos a respeito dessa probabilidade, estamos nos referindo às pessoas que possuem score baixo. Contudo, isso não quer dizer que não são bons compradores, ou que não possam arcar com as compras realizadas em sua loja. Existem diversas formas de lidar com esses tipos de compradores e fazê-los ficar em dia com todas as compras que fizeram com a sua marca, especialmente se for à prestação.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final, entenda o que de fato o score pode representar para os consumidores e como sua empresa pode lidar com clientes que não possuem uma pontuação de score eficiente.

 

Afinal, o que é Score?

Também conhecido como score de crédito, ele é basicamente os resultados advindos de relacionamento e pagamento da pessoa em relação ao mercado geral de crédito. Ademais, o Serasa score costuma estar sempre disponível para realizar consultas online, então o consumidor pode ter acesso à sua pontuação de maneira eficiente, segura, e principalmente, sigilosa.

Além disso, ao saber o resultado do seu score, o consumidor terá mais consciência para deixar suas contas e dívidas em dia, já que o próprio site costuma mostrar as pendências que estão registradas no CPF do consumidor.


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Na prática: como funciona o score de crédito?

Cada informação oferecida pelo Serasa será definida por meio do comportamento do público não identificado. Ou seja, eles são definidos por pessoas que possuem características comportamentais e financeiras relativamente parecidas.

Pode ser possível realizar a comparação dos resultados obtidos através de um consumidor específico por meio de outros que estão no mesmo grupo, a fim de realizar o cálculo do Serasa Score. De forma prática, a pontuação do score pode chegar a 1.000 pontos. E eles são distribuídos da seguinte forma:

  • Consumidores que tenham pontuação até 300 pontos, ainda tendem a possuir um alto risco de inadimplência;

  • Para quem possui 300 a 700 pontos, as chances de inadimplência são baixos;

  • Acima dos 700 pontos, as chances de inadimplência são praticamente nulas, pois estamos lidando com um consumidor ciente de suas contas e realmente se preocupa em pagá-las.

Para quem deseja adquirir crédito em instituições financeiras, a quantidade de pontos é essencial. É por meio dela que os bancos vão avaliar se os clientes são bons pagadores e, desse modo, merecem aumento concessão ou aumento de crédito em suas contas bancárias.

 

O que fazer quando o cliente está com score baixo?

Quando queremos criar um relacionamento com nossos clientes, a primeira coisa que as empresas tendem a fazer é consultar o CPF e score, a fim de analisar o comportamento financeiro dessas pessoas.

No entanto, muitas empresas e negócios não sabem lidar quando possuem clientes com score baixo, mediante a possibilidade de pensarem que não podem ser bons pagadores. Contudo, precisamos levar algumas questões em consideração, como por exemplo:

1. Analise a dívida do seu cliente

Conforme mencionamos acima, ter score baixo significa ter dívidas registradas no CPF. Para entendermos melhor o comportamento desse cliente acerca do seu score baixo, precisamos avaliá-lo.

Se for um cliente que possui uma dívida alta no seu nome, mas que mantém pagamentos em dia com outras instituições, como empresas da água, luz, telefonia, internet, supermercados, comércios, entre outros relacionados, podemos perceber que o cliente não é especificamente um mau pagador. Significa que a dívida que ele contraiu em seu CPF é alta demais para ser paga de imediato ou a prazo.

Entretanto, não significa que ele não seja um bom pagador. Verifique a melhor possibilidade para garantir que tenha feito uma fidelização com um cliente que seja um excelente pagador. Existem excelentes formas de relacionar a dívida do cliente com a possibilidade

2. Oferece mais flexibilidade no pagamento

Como falamos anteriormente, o fato do cliente estar com um score baixo, não quer dizer que ele não seja um bom pagador. Sendo assim, para facilitar ainda mais o pagamento de quem possui score baixo, flexibilize as formas de pagamento para seus clientes. Especialmente aqueles que possuem alguma resistência para pagar, ou para aqueles que não costumam pagar na data de vencimento acordada.

Quanto mais facilidade para pagar a sua empresa oferecer aos clientes — especialmente aqueles com score baixo — menos prejuízos financeiros sua empresa terá.


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3. Entenda o seu cliente

Em diversas situações, pode ser necessário realizar um acompanhamento mais pessoal com seu cliente, a fim de entender suas dores e necessidades acerca da compra do produto e da dificuldade de pagá-lo. Nesse quesito, é importante que a empresa tenha condições para personalizar o pagamento desse cliente. Esses modelos podem variar, tanto para estipular um pagamento a prazo, quanto para dividir o valor da dívida ou do produto em mais parcelas (além do que a empresa costuma oferecer para os outros consumidores).

4. Faça consultas de score antes de fechar negócios

Caso você não queira se relacionar com consumidores com score baixo, é importante obter um sistema para realizar consultas rápidas de score, assim você confirma se o cliente é ideal para fechar com o seu negócio ou não. Porém, pode ser interessante investir nas dicas citadas acima, pois a sua gama de retorno financeiro pode aumentar ainda mais.


Autora: Bianca Araújo, Copywriter


Gostou das dicas? Conforme dito acima, existem diversas formas para lidarmos com clientes que possuem score baixo. O primeiro, é entender o perfil desse cliente e buscar a melhor alternativa para negociar valores da melhor forma.

Portanto, agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o portal Live eCommerce e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer muito mais no mercado.

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