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Qual o segredo do e-commerce de sucesso?

10 de abr. de 2025

Planejamento, ações promocionais e tecnologia avançada podem ser a chave para ter um e-commerce de sucesso. 

Não é segredo que o mercado de e-commerce cresceu muito nos últimos anos. Um dos motivos disso foi a pandemia do Covid-19 que afetou o mundo inteiro. 

No entanto, uma das consequências deste crescimento também foi um alto número de lojas entrando no mundo virtual e muitos empreendedores começando na era digital. 

O e-commerce renova-se todos os dias e os profissionais deste segmento precisam estar atentos às mudanças para acompanharem o mercado. 

De acordo com um levantamento feito pela consultora Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$161 bilhões de reais em 2021, isso é 27% maior do que em 2020. E o mercado possui uma grande tendência a crescer ainda mais se compararmos aos anos anteriores. 

Contudo, você sabe qual o segredo do e-commerce de sucesso?

Nesse artigo, vamos te mostrar que ter um e-commerce é muito mais do que apenas colocar seus produtos para vender online e esperar que os clientes façam seus pedidos. Mas sim, essa prática exige organização, disciplina, estabilidade financeira e várias estratégias de marketing e vendas. O comércio eletrônico precisa primeiramente atender às necessidades do cliente e aos objetivos do empreendedor.

Portanto, para aprender qual o segredo do e-commerce de sucesso, fique conosco que vamos te mostrar.


1) Planejamento e administração: 

Todo negócio necessita de um plano de negócios bem organizado para que se possa começar com o pé direito. Afinal, a gestão correta dos negócios é essencial neste primeiro momento. Lembre-se que os processos de gerenciamento do e-commerce precisam de planejamento e administração. 

Para tanto, faça um plano de negócios com todas as informações que você precisará de inicio e futuramente, como: previsões, objetivos, informações de clientes, concorrentes e produtos. Tente planejar-se o máximo possível e organize seus objetivos!

Uma boa ideia nesse primeiro momento é ler o e-book: “Como empreender na internet” que a Live eCommerce disponibiliza em sua página.


2) Gestão financeira:

A gestão financeira adequada é indispensável para qualquer negócio de sucesso. No entanto, para o e-commerce, a necessidade deste controle é maior ainda. Isso porque existem problemas e possibilidades que irão surgir ao longo da sua jornada como comerciante online. E isso podem ser desde casos referentes ao fluxo de caixa, necessidade de altos pedidos de produtos para o estoque até clientes inadimplentes. Portanto, existe uma grande necessidade aqui de você estar preparado e organizado no quesito finanças.


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Para isso, defina um plano financeiro, este documento vai funcionar como um guia para lhe direcionar em todas as situações diretas e indiretas referentes à área financeira.

Após isso, defina metas para o seu negócio. Como os indicadores financeiros, em exemplo: Faturamento mensal, número de visitantes, ticket médio, quantidade de visitas e muito mais.

Veja alguns indicadores que devem ser observados:


Ticket médio:

Este indicador precisa ser acompanhado de perto, pois ele aponta qual foi a média de consumo dos seus clientes.

Para calcular este indicador, divida o valor vendido em determinado período pela quantidade de pessoas que comprou na sua loja. Com essa informação em mãos, você poderá fazer projeções e alinhar estratégia de marketing e vendas futuras.


Custos fixos:

Como o próprio nome já diz, os custos fixos representam todos os custos regulares do seu negócio. Pensando no e-commerce, os custos fixos podem ser: Custos da plataforma, salário de funcionários, impostos e etc.


Custos variáveis:

Os custos variáveis, são os valores que você paga mensalmente, mas que os preços podem ser diferentes de acordo com o mês. Isto é, comissões, custos de estratégia de vendas, Marketing, estratégias para captura de leads e etc.


Fluxo de caixa:

O fluxo de caixa sempre deve ser levado em consideração, afinal é com ele é o valor que entra e sai da empresa referente a determinado período. Portanto, ele é um indicador essencial para ter sucesso em qualquer e-commerce.

Enfim, estes são apenas alguns indicadores financeiros essenciais para manter o seu e-commerce. Agora que você já tem alguma ideia sobre o assunto, mantenha sua gestão financeira alinhada e pesquise mais a respeito. Um controle financeiro adequado faz toda a diferença e é um dos segredos para um e-commerce de sucesso.


3) Logística:

Outro fator crucial para ter um e-commerce de sucesso, é a logística do seu negócio. Veja isso como um segredo.

O controle de estoque adequado, a separação dos produtos, envios, rastreamento e controle de entrega, emissão de notas fiscais e muito mais.

Neste quesito, vale investir em profissionais capacitados e que ofereçam um ótimo serviço para os seus clientes. Afinal, no e-commerce, a maioria das comunicações são feitas online, o cliente efetua o pedido e aguarda o prazo de entrega. Mas a loja virtual precisa estar preparada para receber este pedido, emitir nota fiscal, separar o produto e enviá-lo através da transportadora.

Por isso, é importante investir em serviços descomplicados e que facilitem a logística da emissão da nota fiscal, até a entrega da mercadoria. Fique de olho!

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4) Escolha da plataforma:

Como muitos sabem, um e-commerce é feito sobre uma plataforma. A tecnologia da plataforma que vai gerar os meios necessários para a loja virtual estar apta para vender.

Então, a plataforma é responsável pela implantação do site, criação do layout, integração com os serviços logísticos necessários desde meios de pagamento até meios de entrega e muito mais.

Existem várias plataformas que oferecem esse serviço. No entanto, poucas possuem os requisitos necessários para que você tenha um e-commerce de sucesso.

Portanto, listamos alguns diferenciais que uma plataforma de e-commerce necessita ter:

  • Suporte via telefone e chamados:

  • Layout responsivo a mobile:

  • Integrações com todos os marketplaces:

  • Atualizações contínuas:

Pode ser que a principio isso tudo pareça ser muita coisa, mas você verá que futuramente esses requisitos farão toda a diferença. Principalmente quando o seu e-commerce começar a crescer e for um sucesso, a escolha de uma plataforma com esses requisitos será um ponto crucial no seu processo.


5) Pesquise o mercado:

Um dos segredos para um e-commerce de sucesso é a pesquisa de mercado. Isto é aquela avaliação que você faz dos concorrentes e do seu nicho para basear suas estratégias. Portanto, crie o hábito de pesquisar sobre o mercado em que está inserido na internet, desde concorrentes até os clientes que eles possuem. Verifique as redes sociais deles, o que eles postam, quais suas ações promocionais, veja as avaliações dos consumidores negativas e positivas e perceba o que de fato é importante para o seu segmento.

Descubra quais os maiores defeitos dos seus concorrentes e quais as melhores qualidades. Do que o público mais reclama. O que eles gostam, quais seus desejos e etc.

Tudo isso, você vai conseguir descobrir através de uma pesquisa nos comentários em redes sociais, ou até mesmo, em avaliações no site do próprio concorrente. 


6) Ações promocionais:

É interessante usar certas ações promocionais para fidelizar seus clientes e também para gerar novos leads. É legal fazer pesquisas também nas suas redes sociais do que os consumidores acham de algum produto específico. Escolha dar opções de cupons de desconto com um limite de preço ou, até mesmo, ofereça frete grátis. Mas lembre-se que o seu cliente precisa lembrar de você.

Por isso, é essencial que sua loja esteja presente nas redes sociais, sempre poste alguma coisa e faça promoções. Essa prática te faz ficar mais próximo do consumidor e cria um certo vínculo com ele. Afinal, quando ele precisar comprar aquele determinado produto, vai se lembrar da sua loja.


7) Treinamento dos colaboradores:

Um grande segredo para ter um e-commerce de sucesso é ter uma equipe engajada e treinada para atender os seus clientes.

Por isso, invista em treinamento aos seus colaboradores. Você pode oferecer cursos online de atendimento, SAC e logística. Também é importante entregar materiais ricos para que eles aprendam mais sobre o seu nicho específico.

Pensando nisso, Live eCommerce criou um checklist para te ajudar a treinar sua equipe. Seguindo nossas dicas, você terá um time muito mais proativo, capaz de resolver problemas e concluir tarefas rapidamente. Os seus colaboradores precisam ter a capacidade de enfrentar os desafios do dia a dia com muita agilidade e de uma forma fácil, assim como o diretor da empresa faria.

Baixe aqui! 


Conclusão:

Existem muitas formas de fazer o seu e-commerce ser um líder no seu segmento, você só precisa estar focado e alinhado com os seus objetivos a curto e médio prazo. O ideal é que você invista em uma plataforma com tecnologia avançada e que possua um suporte ágil e descomplicado. É importante que você se antecipe aos fatos, pois em qualquer negócio podem existir problemas. Mas a forma que você lida com eles é que vai fazer a diferença. Outro fator importante é a escolha dos seus colaboradores e o treinamento deles. Todos sabemos que uma loja virtual não gera custos muito altos como uma loja física, então invista esses valores em treinamentos e gratificações para os seus funcionários, pois, saiba que se os clientes são os pilares para um e-commerce de sucesso, porém os colaboradores são as paredes que sustentam o seu negócio.

 

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