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Checkout: Por que é importante otimizar o processo no e-commerce?

10 de fev. de 2024

O checkout é considerado um ponto fundamental para a conversão de visitantes e clientes em qualquer e-commerce. Além do mais, uma página com poucas informações ou com problemas de navegação podem ocasionar altas taxas de abandono de carrinho.

Cuidar das páginas de checkout é um momento importante para garantir que o processo de compra da sua loja virtual seja concluído e o cliente fidelizado. 

Portanto, confira a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia e a sua importância na otimização do e-commerce. 

Boa leitura!


O que é checkout em um e-commerce:

Um checkout pode ser definido como o fim de um processo. No e-commerce, o termo refere-se a finalização do processo de compra. 

Em geral, este momento é muito importante, afinal, existe um longo caminho entre colocar os produtos no carrinho e finalizar a compra.

Sendo eles:

  • Conferência dos itens que vai comprar;

  • Preenchimento das informações pessoais;

  • Checagem do preço e prazo do frete;

  • Escolha do meio de pagamento e efetivação da compra.


No Brasil, o termo checkout é muito relacionado especificamente ao marketing digital, diante das vendas pela internet.


Tipos se checkout:

Existem vários tipos de checkout que podem ser aplicados no e-commerce. No entanto, a forma na qual o pagamento será processado que pode mudar. 

Conheça os principais: 

  • Padrão: onde o comprador é direcionado para a página do intermediador de pagamento (serviço escolhido por você para a sua gestão da loja virtual) na hora de concluir o pagamento;

  • Transparente: todo o processo de pagamento se dá dentro do ambiente da loja virtual, no qual o cliente escolhe a forma de pagamento, preenche os dados e recebe a confirmação do pedido;

  • Lightbox: um pop-up do intermediador de pagamento que abrirá na etapa final da compra pelo e-commerce ao invés de ser redirecionado para outra página, como no modelo padrão.


Por que é importante otimizar o checkout no e-commerce:

A partir do momento em que o checkout é otimizado, o consumidor passa a ter mais segurança para realizar as compras no seu e-commerce. Afinal, não será preciso preencher cadastros em sites fora da sua loja virtual.

Além disso, ousar e investir em agilidade é importante, visto que esta permite ao cliente finalizar a compra de forma rápida, sem precisar preencher muitas coisas ou acessar várias páginas. 

Essa rapidez serve para ajudar os consumidores atuais que estão sempre preocupados e com pressa por conta da correria do dia a dia.


Como o checkout auxilia na jornada de compra

Como dissemos, é importante otimizar o checkout no e-commerce, pois é o último momento do cliente no seu site antes dele efetuar a compra. 

É neste momento que a forma de pagamento e até parcelamentos são escolhidos, o valor do frete e o prazo de entrega.

Portanto, lembre-se: Priorizando o checkout, você consegue criar uma jornada de compra satisfatória.

Se o momento de pagar, por exemplo, não for bom o bastante, o comprador pode desistir da compra e consequentemente você perderá vendas.

Então, esse momento de conclusão é fundamental e precisa funcionar de forma simples e sem complicações.


Como o checkout impacta o aumento das conversões

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a maioria dos usuários desistem de compras que possuam uma página de checkout muito complicada.

Aliás, esse fator ocorre pela falta de segurança das informações. Em segundo lugar, o cliente pode não se sentir confortável na hora da efetivação do pedido. 

Algumas dicas podem ser úteis na hora de causar o aumento das vendas. 

Veja:

  • Reduza a quantidade de cliques;

  • Deixe visíveis os certificados de segurança;

  • Ofereça muitas formas de pagamento;

  • Ofereça mais opções de frete;

  • Deixe claro todas as informações.

Afinal, por ser uma etapa importante no funil de vendas, precisa impactar o consumidor positivamente.


O que acontece após o checkout?

Assim que o checkout é concluído, começa o período de pós-venda, no qual o e-commerce fica sujeito a receber reclamações. 

Quando algo desagrada o consumidor durante o processo compra, ele costuma fazer reclamações. No entanto, você pode surpreender seus clientes que se incomodaram com alguma coisa, mas efetivaram os pedidos.

Como? Uma ideia legal é investir em brindes como uma forma de deixá-lo mais contente e satisfeito ao abrir o pacote. 

Enviar mimos demonstra carinho e gratidão pelo consumidor, fazendo com que ele sinta vontade de realizar mais compras.

Possibilitar que os compradores tenham uma excelente experiência ao finalizarem uma compra no seu e-commerce é o mínimo para conquistar destaque em meio aos concorrentes.

Se tornando um verdadeiro sucesso no mercado digital.

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Autora: Paula Moraes

Jornalista, estudante de Marketing Digital e entusiasta das técnicas de SEO. Atuo como redatora freelancer para me desenvolver na área de marketing de conteúdo.


Texto revisado e corrigido em métricas SEO por Bianca Araújo, Copywriter

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