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Como atrair mais clientes no período de férias?
10 de jan. de 2025
O período de férias é uma época em que o comércio em geral está bastante aquecido. Boa parte das empresas tem um aumento de vendas e de lucratividade nessa fase. Mas, em contrapartida, também cresce muito a concorrência.
São épocas em que as promoções e os descontos rolam soltos e para se destacar é preciso manter um bom planejamento e claro, contar com um uma boa pitada de criatividade.
São chamados de períodos de férias os meses de recesso escolar. Por conta disso, existe uma alteração comum do perfil do consumidor e dos produtos procurados. Quem consegue perceber essas mudanças e atender as demandas, tende a levar vantagem.
Se você tem um negócio físico ou virtual e está em dúvidas sobre quais estratégias utilizar para atrair os clientes durante o período de férias que se aproxima, as dicas que trouxemos a seguir vão te ajudar a dar um up nas vendas nesse período.
Dicas para vender mais nas férias
IMAGEM
Faça um bom planejamento
Nunca deixe para se preparar em cima da hora. Todo bom gestor deve preparar o seu negócio com antecedência para os períodos de aquecimento do mercado. Isso é o que vai garantir que a empresa conseguirá aproveitar o momento e disparar as vendas.
Comece estudando as tendências para o período, quais produtos devem ter uma maior procura, qual será o estoque necessário para atender a demanda, além de preparar a equipe para fornecer um atendimento de qualidade ao público.
Aprimore a experiência de compra
A experiência de compra compreende toda a jornada feita pelo cliente desde o contato com a empresa até a efetivação de uma compra e o pós-venda. Todo esse processo precisa ser pensando para alcançar a satisfação do consumidor e fidelizá-lo.
Para que a empresa consiga alavancar as vendas no período de férias, é importante buscar formar de melhorar a experiência de compra, focando principalmente no atendimento de qualidade e na conexão com o público.
É muito importante ter toda a equipe bem treinada para que essa experiência seja padronizada, ou seja, para evitar que ocorra que um cliente se sinta muito bem atendido, enquanto outros não gostem da experiência.
Implemente processos de compra que ajudem a padronizar um atendimento de alta qualidade e aprimorar a experiência de compra online do seu cliente.
Capriche no visual da loja
E já que estamos falando em experiência de compra, o visual da loja também é importante para influenciar os consumidores a comprarem. Acione seu time de design para dar ao seu e-commerce um visual de férias.
Isso pode ser resolvido rapidamente com banners e pequenos detalhes que remetam ao período e deixem o visual mais temático.
Invista nas promoções
O período de férias costuma ser de muitas promoções no comércio e para conseguir manter a competitividade, é importante também investir nesse tipo de ação.
É legal que isso já esteja previsto no planejamento anual do negócio, lá naquele momento em que são definidos as datas comemorativas e os períodos em que serão realizadas ações promocionais.
Podem ser fornecidos descontos, brindes, condições de pagamento diferenciadas, programas de fidelidade, liquidações, dentre outras ideias. Essas estratégias ajudam a atrair as pessoas e influenciar a decisão de compra delas.
O pós-venda é muito importante
A venda não acaba quando o cliente realiza o pagamento. Isso é somente o começo de uma relação que pode ser muito duradoura e render muito mais vendas. Por isso, é muito importante se dedicar a um pós-venda de qualidade.
Manter contato com o cliente, enviar um e-mail de agradecimento pela compra, pedir avaliação, fornecer cupons de desconto para as próximas compras, manter contato pelas redes sociais e encontrar formas de mantê-lo informado sobre a empresa, são formas de estreitar o relacionamento e garantir futuras vendas para o seu e-commerce.
Capriche no marketing digital
O marketing digital é uma ferramenta que tem crescido muito nos últimos tempos. Especialmente por conta da pandemia, a maioria das empresas passaram a construir a sua presença digital com canais em diferentes plataformas.
Utilizar as redes sociais, o e-mail marketing, a produção de conteúdo, dentre outras ferramentas do marketing digital, é uma forma de garantir a presença da sua marca nesses espaços, se aproximar do cliente e levar o nome do negócio muito mais longe.
Hoje em dia, todas as pessoas estão nas redes sociais. Basta que você saiba quais são os canais preferidos do seu público e comece a produzir conteúdos direcionados para ele, com uma linguagem adequada e claro, uma identidade visual marcante.
Se você quer fazer o seu e-commerce se destacar durante o período de férias, deve investir na criação de bons conteúdos e campanhas.
Valorize a estação
Durante as férias de final de ano, estamos vivenciando a estação do verão. Portanto, as pessoas podem ser mais facilmente influenciadas a comprar itens que estejam relacionados com o atual clima.
Tudo o que prometa melhorar o dia a dia, deixar a vida mais colorida, refrescar, animar e promover o bem-estar é a cara do verão. Utilize isso a seu favor escolhendo os produtos adequados, incorporando a ideia nas ações de marketing e assim por diante.
Promova pequenos eventos
Que tal fazer uma live para mostrar os lançamentos do verão? E se você realizar um sorteio especial para o período de férias? Quem sabe conversar com um influencer do seu segmento num bate papo ao vivo especial para o seu público?
Essas são ideias simples, mas que podem ser muito atrativas aos olhos dos clientes e movimentar os canais digitais do negócio, levando mais pessoas a fazer compras no site da loja.
Realize sorteios
Os sorteios são uma boa forma de estimular as compras. Você pode distribuir cupons para o sorteio a cada compra efetuada ou para compras a partir de determinado valor.
A qualidade do prêmio é muito importante para convencer o cliente a participar. Escolha um item que seu público considere interessante.
Esperamos que você aproveite as dicas e consiga aumentar suas vendas no período de férias.