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Como satisfazer as necessidades do cliente e gerar resultados

10 de mar. de 2025

Campanhas de Marketing, um bom time de vendas e plataformas de e-commerce podem auxiliar empreendedores a satisfazer as necessidades do cliente e gerar resultados.

Não é novidade que o mundo se transforma a cada volta ao redor do sol. Às vezes nem é para tanto. Em pouco tempo, um ou dois meses, e pronto a terra já não é mais a mesma. A vida dos comerciantes fica ainda mais dinâmica quando novas tecnologias surgem, o mercado muda e, consequentemente, o olhar do cliente sobre o seu produto se torna mais crítico. O empreendedor de sucesso precisa estar antenado às notícias e se inspirar nos concorrentes para atender às diferentes necessidades do cliente. Portanto, nesse artigo vamos te dar algumas dicas para que você tenha êxito na hora de atender os desejos e necessidades do consumidor. Vamos lá?

 

Entendendo as necessidades do seu cliente: 

Primeiramente, o empreendedor precisa estar disposto a estudar as necessidades do cliente de acordo com o seu projeto inicial. Em outras palavras, é importante que o público alvo seja definido e, também, que você faça uma pesquisa antes de colocar os seus produtos à venda. 

Seja em uma loja física ou virtual, a análise do cliente sobre o seu produto será equiparada. No âmbito virtual, pode ser ainda mais complexo porque os consumidores pesquisam muito mais antes de comprar. Veja bem, é muito mais fácil o indivíduo sair de um e-commerce e entrar em outro rapidamente pela aba do celular. Já nas lojas físicas, mesmo que a quantidade de fregueses criteriosos seja grande, é muito mais difícil se deslocar de uma loja para a outra — a não ser que esteja dentro do Shopping, por exemplo.

Segundo o jornal Meio e Mensagem, em uma pesquisa divulgada em 2019, mesmo com a revolução tecnológica da última década, 64% dos brasileiros optam por comprar em loja física, porém outra porcentagem de 34% já escolhe comprar online. Entretanto, muitos consumidores que prezam por suas necessidades, pesquisam preços na internet justamente antes de ir às lojas físicas. Alguns, até mesmo, navegam pesquisando os preços dentro do estabelecimento. Ademais, existe uma parcela muito grande desses consumidores que avisam aos vendedores que só vão comprar se a loja fizer o preço que está no site. 


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E então, o que tiramos de lição dessa pesquisa? 

De antemão, o que os empreendedores precisam entender, é que as necessidades do seu cliente se dividem em três tópicos, sendo elas: preço baixo ou justo, qualidade e prazo de entrega. 

O mesmo estudo feito pela Left, plataforma de marketing digital, revela que 52,2% dos clientes que participaram das pesquisas têm o costume de olhar as avaliações e comentários no Google antes de efetuar as compras.

Tendo isso em vista, será muito mais simples que você faça um planejamento de vendas estratégico e visionário, atingindo diretamente o seu cliente mais exigente. 

 

Quais os tipos de necessidades do consumidor?

Em geral, os consumidores possuem necessidades físicas e psicológicas — como todos nós. As físicas seriam, por exemplo, coisas que percebemos assim que olhamos para alguém.

Um exemplo claro disso, aconteceu quando eu usava aparelho ortodôntico. Estava passando na rua e uma mulher me parou para oferecer os serviços do chefe dela — que no caso era o dentista, e dono do consultório em que ela trabalhava. O fato é que, em um momento de estranha intimidade, essa pessoa sabia exatamente o que eu precisava: custo benefício X um bom trabalho X tempo de tratamento rápido. 

Portanto, uma das minhas dicas para que você consiga satisfazer as necessidades do consumidor é: escolha seus vendedores muito bem. 

Se possível, faça pessoalmente uma pré-seleção e se aprofunde nisso. O ideal é selecionar profissionais com experiência em vendas e atendimento ao cliente. Ou sua empresa poderá fornecer um treinamento de vendas. 

Até mesmo para uma loja virtual na qual o cliente faz o procedimento de compra sozinho pela plataforma, é necessário um atendimento. Use o e-mail ou o Whatsapp para manter contato, mas não deixe que o consumidor largue o carrinho de compras antes de efetuar o pedido. 

Seja você um empreendedor  engajado e que coloca “a mão na massa”. Lembre-se que fornecer serviços ou produtos de qualidade pode ter gerar muito mais resultados. Isso renderá um alcance maior ao seu público, captando, então, mais interações e gerando um aumento no número de vendas. 

 

Quais são as necessidades psicológicas?

A psicologia do consumidor diz que nem sempre o que move um cliente a finalizar uma compra são as necessidades, mas também os seus desejos. 

Coisas que valem ter em mente, são as características pessoais de cada cliente. Por exemplo: cultura, personalidade, classe social, rotina do dia a dia, profissão e etc. Tudo isso pode influenciar e ajudar você, empreendedor, a conduzir uma estratégia de identificação de “persona” excelente para o seu empreendimento. 

 

Colocando tudo isso em jogo, as chances do seu negócio alavancar as vendas são altas. 

Existe também uma estratégia associada à psicologia do consumidor que ajuda a entender os tipos de necessidades do consumidor. Isso se define por pesquisa de mercado e público alvo. 

Uma das principais formas de fazer isso, são os cadastros que o cliente faz no seu site ou e-commerce. Já em lojas físicas, outro método usado são os questionários que as pessoas respondem. Se para você isso parece arcaico ou fora de moda, reveja esse pensamento. Saiba que muitos lugares ainda fazem isso e geram resultados, pois com o perfil do público alvo traçado será muito mais fácil atender às necessidades do cliente.  

Ademais, associada às coisas que convencem o cliente psicologicamente, estão, por exemplo, os celulares de última geração. Ou um carro novo, uma bolsa de marca que está na moda. Coisas que são usadas por uma quantidade muito grande de indivíduos, que têm uma grande visibilidade e que estão “no auge”, podem elevar a perspectiva do cliente, despertando nele a necessidade de possuir aquilo também.


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 Esse método é chamado de gatilho mental de prova social e ele consiste em uma coisa que todos nós fazemos. Em tese, quando um grupo está usando muito uma coisa, nós também queremos fazer. Esse “efeito manada” pode gerar um aumento de vendas e você poderá atender as necessidades do cliente muito bem.   

 

Invista em gatilhos mentais que despertem as necessidades do cliente: 

 Em síntese, os gatilhos mentais são os responsáveis de grande parte das compras por impulso, é o ato de comprar uma coisa porque naquele momento parecia o certo. 

É fato que a internet tem facilitado muito a vida dos empreendedores que investem em campanhas online. Para nós, isso seria separado em algumas categorias, mas que todas dão bons resultados. 

Por exemplo, as campanhas de Google Ads, Facebook Ads, campanhas de e-mail marketing e remarketing são as mais utilizadas atualmente. 

Nelas, eventualmente, os clientes que estão navegando pelos seus smartphones se deparam com chamadas do tipo “compre agora”, “somente hoje”, “aproveite o produto por metade do preço” e muito mais. No geral, essas campanhas despertam um senso de urgência nos consumidores e faz eles pensarem: “Se eu não comprar agora, não consigo comprar depois.” E, por consequência, eles acabam finalizando a compra. 

Esse exemplo é somente uma vertente de como o marketing digital pode te ajudar a satisfazer as necessidades do consumidor e gerar resultados. 


Autora: Bianca Araújo | Copywriter

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